não foi possível abrir o banco de dados de pacotes em /var/lib/rpm

Então eu fui atualizar o meu querido Fedora no meu querido Notebook Dell Inspiron 17, e venho está mensagem:


rpmdb: Thread/process 2888/3086165696 failed: Thread died in Berkeley DB library erro: erro db4 (-30975) de dbenv->failchk: DB_RUNRECOVERY: Fatal error, run database recovery erro: não foi possível abrir o índice Packages usando o db3 - (-30975) erro: não foi possível abrir o banco de dados de pacotes em /var/lib/rpm

Bom acredito que isto ocorreu devido ter executado o DNF UPDATE ao mesmo tempo que o sistema de UPDATE do Fedora estava em execução. E isto corrompeu o BD do RPM.

Então buscando no MANUEL da Red Hat Enterprise encontrei esta solução:

[root@www root]# cd /var/lib/rpm/
[root@www rpm]# ls
Basenames     __db.003  Installtid   Provideversion  Sha1header
Conflictname  Dirnames  Name         Pubkeys         Sigmd5
__db.001      Filemd5s  Packages     Requirename     Triggername
__db.002      Group     Providename  Requireversion
[root@www rpm]# rm __db*
rm: remove regular file `__db.001'? y
rm: remove regular file `__db.002'? y
rm: remove regular file `__db.003'? y
[root@www rpm]# rpm --rebuilddb
[root@www rpm]#

E ai tudo voltou ao normal em meu lindo mundo Fedora!!!

Nenhum comentário

Toda vez que um homem supera os reveses, torna-se mentalmente e espiritualmente mais forte!

Tecnologia do Blogger.