Asterisk: Servidor de Conferência com LUA



Asterisk é um poderoso framework para construção de softswitch de Telefonia IP. No entanto, a sua configuração via "extensions.conf" para o Dialplan é um pouco chato, se você realmente gostaria de programar o seu Dialplan (por exemplo: if-then-else, ler um arquivo, executar algum programa de linha de comando...). O Diaplan também pode ser implementado usando LUA: extensions.lua.

Aqui, está a uma demo curta de como configurar no Asterisk um servidor de conferência telefônica que é acessível através de número de telefone utilizando a ITSP GVT (Internet telephony service providere o Dialplan implementado em LUA.

Então em nosso cenário temos um numero valido da ITSP onde nossos clientes vão ligar e suas chamadas serão enviadas para uma sala de conferencia telefónica.

Utilizo este código em um Asterisk 12.8.2 com um CentOS 7.

sip.conf:
[general]
allowguest=no
alwaysauthreject=yes
 
canreinvite=no

disallow=allow
allow=g711

;ITSP GVT Esta é a ligação ascendente recebida
register => LOGIN:SENHA_VONO@vono.net.br/trunk_incoming

[trunk_incoming]
type=peer
username=vono
secret=senha_vono
domain=vono.net.br
fromuser=vono
fromdomain=vono.net.br
host=vono.net.br
insecure=very
qualify=no
port=5060
nat=no
disallow=all
allow=ilbc
dtmfmode=rfc2833
context=recebe_vono
reinvite=no
canreinvite=no
extensions.lua:
extensions.lua:

  extensions = {}
  
  extensions.trunk_incoming = {
       ["_X"] = function(c, e)
    app.playback("beep")
    
    app.read("room", "conf-getconfno")
        room = channel["room"]:get()
        if room == nil then
           app.playback("beepErr")
           app.hangup()
        end
 
    app.verbose("sala de conferência " .. room .. ": " .. channel.CALLERID("num"):get() .. " entrou")
    app.playback("conf-enteringno")
    app.sayDigits(room, "f")
   
    app.confBridge(room)
    end;
}
NOTA: O Asterisk não recarrega o extensions.lua automaticamente, mesmo não usando núcleo de recarga. Após a configuração você deve recarregar o modulo na Comand Line Interface do Asterisk. Use o seguinte comando: "module reload pbx_lua.so"

NOTA: A LUA-parser em Asterisk é muito crítico. Tenha cuidado ao usar os espaços e alinhar (Indentação) o código corretamente.


NOTA: O tráfego não é criptografado com a ITSP. o correto seria usar uma segurança do tipo IPSec-tunnel.

Share:

0 comentários:

Aviso importante!

Não realizamos upload dos ficheiros, apenas reportamos os links que encontramos na própria Internet. Assim, toda e qualquer responsabilidade não caberá ao administrador deste blog. Este blog não tem como objetivo reproduzir as obras, apenas divulgar o que foi encontrado na Internet. Os filmes aqui informados são de cunho científico assim como as séries, as quais são produzidas para exibição em TV aberta. Uma vez que a série não tenha sido ripada de um DVD, ou seja, a mesma foi gravada do sinal de TV aberta com o respectivo selo da emissora. Não é caracterizado crime, pois a mesma foi produzida para exibição pública. Será crime quando for realizado venda desta série ou filme. Quem efetuar download de qualquer ficheiro deste blog, que não tenha seu conteúdo de base Open Source (Código Aberto), ou FOSS (Free Open Source Software), deverá estar ciente que terá 24 horas para eliminar os ficheiros que baixou. Após assistir e gostar do filme ou série, adquira o original via lojas especializadas. Se algo contido no blog lhe causa dano ou prejuízo, entre em contato que iremos retirar o ficheiro ou post o mais rápido possível. Se encontrou algum post que considere de sua autoria, favor enviar e-mail para suporte@delphini.com.br informando o post e comprovando sua veracidade. Muito obrigado a todos que fizeram deste blog um sucesso.

Creative CommonsEsta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons. Você pode copiar, distribuir, exibir, executar, desde que seja dado crédito ao autor original (Citando nome do autor, data, local e link de onde tirou o texto). Você não pode fazer uso comercial desta obra.Você não pode criar obras derivadas.

Google+ Followers

Nossos 10 Posts Mais Populares