Como usar o sistema de busca do Google

O Google é o maior site de pesquisas do mundo e é muito provável que você o utilize para realizar suas pesquisas. Mas será que você está utilizando seu potencial máximo? Os seus resultados são os mais relevantes possíveis?

Bom, se você alguma vez já ficou frustrado por não ter encontrado o que procurava, veja abaixo algumas dicas que podem lhe ajudar.

FRASE ESPECÍFICA
Vamos supor que você esteja procurando informações sobre ganhar dinheiro na internet. Ao invés de apenas digitar ganhar dinheiro na internet no campo de busca, provavelmente vai se sair melhor digitando a frase entre aspas “Professor Delphini”. Colocar o termo entre aspas mostra ao Google que você procura exatamente por aquele termo.

EXCLUIR PALAVRAS

Vamos supor que você procure por marketing na internet, mas você não quer nada relacionado a publicidade. Tudo que tem a fazer é excluir a palavra publicidade da pesquisa, utilizando um sinal de -. 

Ficaria assim: marketing na internet -publicidade.

BUSCA ESPECÍFICA EM SITES

Muitas vezes você procura por algo em um site e ele não te dá um suporte de busca interno. Por exemplo, você quer encontrar informações sobre o seu time de futebol no site Globo.com, mas não encontra nenhum atalho que o leve às informações. Para isso use o seguinte comando:

Exemplo: “Poupança” site:globo.com

PALAVRAS SEMELHANTES OU SINÔNIMOS

Digamos que você quer incluir uma palavra em sua pesquisa, mas deseja incluir os resultados que contenham palavras semelhantes ou sinônimas. Para fazer isso, use o sinal ~ na frente da palavra.

Exemplo: “internet marketing” ~profissionais

TIPOS ESPECÍFICOS DE DOCUMENTOS

Caso você procure por tipos específicos de arquivos, pode usar o comando “filetype” para mostrar ao google o que procura. Você pode estar interessado em apresentações em Power Point sobre marketing na internet. Para encontra-las digite:

Exemplo: “internet marketing” filetype:ppt

Obs: Você deve usar as extensões dos arquivos que deseja. Veja as mais comuns.

Arquivo em Word: Doc

Arquivo em Excel: XLS

Ebooks: PDF

Apresentações em Power Point: PPT

CALCULADORA

Na próxima vez que precisar fazer um cálculo rápido, ao invés de procurar pela calculadora pode usar o Google. É só digitar a conta que ele resolve.

Exemplo: 375*44

DEFINIÇÕES DE PALAVRAS

Caso precise saber o significado de alguma palavra e não tenha um dicionário em mãos, use o comando “define” para pesquisar o significado da palavra que deseja.

Exemplo: define:sábado

CACHE

Tem um site ou blog? Caso deseje saber como sua página está armazenada no Google use o termo cache para descobrir.

Exemplo: Cache:sucessonainternet.net

Dessa forma, você terá acesso à última versão da página armazenada pelo Google. Isso é útil para ter uma noção da frequência em que o Google varre seu site.

SITES RELACIONADOS

Para descobrir sites relacionados ao seu, ou a qualquer outro que desejar, utilize o termo related.

Exemplo: related:globo.com

Obs: Não funciona muito bem com sites novos ou com poucos artigos.

Fonte: Google & Sucesso na Internet

Nenhum comentário

Toda vez que um homem supera os reveses, torna-se mentalmente e espiritualmente mais forte!

Tecnologia do Blogger.